sexta-feira, 25 de maio de 2012

Acessibilidade das praias


Iniciado em 2007, o Projeto pioneiro no Rio de Janeiro, tem como objetivo discutir e viabilizar a acessibilidade das praias Cariocas. A ONG ADAPTSURF desenvolve estudos urbanísticos e ambientais sobre as condições dos acessos das praias e entorno, analisando principalmente o acesso à faixa de areia e ao mar pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.Desenvolvemos uma classificação de acessibilidade das praias do Rio de Janeiro, levando em consideração os acessos: ao estacionamento, ponto de ônibus, calçadão, quiosques, postos de salvamento, faixa de areia e ao mar. Diagnosticando e catalogando todos os pontos negativos e positivos, estabelecendo um ranking de acessibilidade das praias. A divulgação da classificação será feita de várias maneiras: Através de sites da Internet, em publicações, anúncios e cartilhas.
Em 2008, estabelecemos um convênio com a Secretaria Municipal Especial de Turismo – RIOTUR para viabilizar a acessibilidade das praias, oferecendo aos cariocas e visitantes a oportunidade de aproveitar o lazer na praia com o banho de mar assistido e o surf adaptado. Através da consultoria prestada por nós, a Secretaria adquiriu os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas.
A praia do Leblon, em frente ao Posto 11, foi escolhida para ser a primeira a receber as intervenções da Prefeitura. No local, funcionários da COMLURB instalam uma esteira de bambú, que associada a uma rampa de madeira construída próxima ao calçadão, permite o acesso de pessoas com mobilidade reduzida à faixa de areia. Para complementar a acessibilidade, desde 2008, ONG ADAPTSURF desenvolve o Projeto Praia Acessível, aos finais de semana, com uma estrutura completa para receber e acompanhar os visitantes, com cadeiras de rodas anfíbia, esteira, tendas e pranchas adaptadas, e também atividades de esporte e lazer adaptado no ambiente natural da praia como banho de mar, remada em prancha, frescobol, futebol, vôlei e muito mais, orientadas por uma equipe especializada formada por professores de educação física e fisioterapeutas voluntários para garantir total segurança.
Nossas ações incluem: Elaboração de soluções e adaptações que podem melhorar os acessos em cada praia analisada e acompanhamento das ações dos órgãos competentes. Realização de palestras educativas, informativos, mobilizações e eventos de divulgação sobre acessibilidade das praias e sua relevância.
NORMA BRASILEIRA - NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. PDF
























Nenhum comentário:

Postar um comentário